RPPN Volta do Rio
O Sítio Volta do Rio foi adquirido no final do ano 1999 e está localizado no Município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, Bahia, em uma área de 107 hectares, na Serra das Almas, a qual integra a Serra do Espinhaço. A face oeste do sítio fica em frente ao famoso Pico das Almas, um importante ponto turístico da região e um dos pontos culminantes do Nordeste, com seus 1958 m de altitude.
A topografia é bastante acidentada, com altitudes variando de 1320 a 1560 m e temperaturas entre 8 e 32 ºC. A propriedade está inserida na microbacia do Rio Brumado, parte importante da bacia do Rio de Contas, um dos mais importantes rios do Estado da Bahia, que encontra o mar na cidade de Itacaré, no litoral sul da Bahia. O bioma predominante na região é Caatinga, mas no sítio predominam os campos rupestres, cerrado de altitude, cerrado rupestre, mata de encosta, campo sujo, campo pedregoso e matas ciliares.
Desde a aquisição do sítio o principal objetivo era a preservação e proteção dos ecossistemas, biodiversidade, recursos hídricos e solo locais, culminando com a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do mesmo nome, junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através da Portaria nº 36 de 27 de março de 2014.
A área onde foi criada a RPPN Volta do Rio, em caráter perpétuo, é de 103 hectares (96% da área total do sítio) e está interligada com outras 5 RPPNs de amigos criadas no mesmo projeto, perfazendo um total de 550 hectares de área protegida para as futuras gerações. Esse projeto contou com o apoio financeiro da SOS Mata Atlântica e o apoio técnico do Instituto de Permacultura da Bahia (IPB) e da Associação de Proprietários de RPPNs da Bahia (PRESERVA).
A RPPN tem como seus principais aliados os moradores da Vila do Brumadinho, que até hoje utilizam os recursos hídricos que passam pela RPPN para a irrigação dos seus cultivos e como única fonte de água potável. E são muitos os recantos de belezas naturais que nos inspiram. Começando pela bela vista do Pico das Almas; o vale por onde serpenteia o Rio Brumadinho, muitas vezes coberto pelas brumas que descem do alto das montanhas; os cursos de água que conversam conosco no silêncio da mata, como o Jardim Encantado; o Poço dos Cristais, coberto pela mata e com sua água super fria; o “Poço do Milênio” e as cachoeirinhas ao longo do Rio Brumadinho e seus afluentes; os campos rupestres e sua diversidade de lindas flores, além de outros santuários de beleza de constituição delicadas que não são visitados com frequência, como a mata dos “bugios”, por exemplo.”
Texto extraído do livro RPPNs para Sempre, disponível em:
Opção 1, ou
Opção 2. Acessado em 18/02/2024.
No ano de 2016, após se aposentarem, os proprietários se mudaram definitivamente da capital baiana para o Sítio e RPPN Volta do Rio.
Hoje, ambos se consideram guardiões deste espaço e têm o sítio como um filho e querem deixar essa relação de proximidade, afetividade e respeito com a natureza como herança para as futuras gerações.