Dúvidas Frequentes
1. Onde fica a RPPN?
Na zona rural do município de Rio de Contas, na localidade denominada de Brumadinho, a 17km da sede do município. A RPPN está localizada na Serra das Almas, que faz parte da cadeia do Espinhaço, a qual se estende até o Estado de Minas Gerais. A sede da RPPN pode ser vista a partir do Pico das Almas e durante alguns momentos da trilha de acesso ao pico, bem como, da estrada que sai do ponto onde os carros deixam os turistas que vão percorrer a trilha do pico.
2. Como chegar?
Saindo da cidade de Rio de Contas, passando pela barragem Luiz Vieira, indo no sentido de quem vai para o Pico das Almas. São 14km até a Vila do Brumadinho e mais 3km até a sede da RPPN. Da Vila para a RPPN só é possível chegar com carros mais altos e com tração 4x4.
3. A RPPN oferece traslado?
Somente da Vila do Brumadinho para a RPPN, em veículo 4x4, desde que previamente combinado.
4. Oferece hospedagem e refeições na RPPN?
Não. As hospedagens e refeições só na cidade ou na Fazenda Vaccaro, que seria o mais próximo da RPPN. A vila do Brumadinho não possui pousadas, mas, em casos especiais (uma a 4 pessoas) é possível acampar ou negociar uma hospedagem e alimentação em uma casa de algum morador da região. Mas isso precisa ser previamente conversado!
5. É possível visitar a RPPN?
Sim, desde que previamente acordado. Não temos como aceitar visitas de surpresa.
6. Quais os atrativos e serviços oferecidos pela RPPN?
As visitas à RPPN têm caráter ecopedagógico, portanto voltadas para a Educação Ambiental. Não oferecemos banhos de piscinas, esportes radicais ou outras atrações similares. Além da beleza das paisagens do entorno (é possível visualizar uma das faces do Pico das Almas, um dos pontos culminantes do Nordeste do Brasil e o paredão com a mata onde vive uma família de macacos bugios), oferecemos uma conversa sobre: a) o que é uma RPPN e sua importância; b) a interligação da RPPN Volta do Rio com outras 5 RPPNs e o Parque Municipal Serra das Almas; c) a bacia hidrográfica na qual estamos inseridos (do rio brumado e rio de contas); d) os animais silvestres da região; e) a soltura de animais silvestres pelos órgãos competentes; f) o modelo de planejamento da Permacultura e as tecnologias sustentáveis adotadas na construção da casa (tintas de terra, lajes cascaje, etc); g) como tratamos os nossos esgotos (saneamento ecológico com filtros biológicos); h) os sistemas de sanitários secos instalados; i) o manejo do solo, da matéria orgânica (sistemas de compostagem) e da água, e; j) a energia solar usada na casa.
7. Tem transporte público até a RPPN, ou próximo?
Não. As únicas formas de chegar são com veículo próprio ou das operadoras de turismo. Se o veículo for 4x4 pode chegar até a RPPN, caso contrário, será necessário combinar o traslado da vila até a RPPN.
8. Qualquer veículo consegue chegar na RPPN?
Carros e motos normais conseguem chegar bem até a Vila do Brumadinho. Da Vila para a RPPN, por questões de segurança, somente veículos 4x4 deverão fazer esse percurso.
9. Tem sinal de celular e de internet na RPPN?
Não temos sinal de celular na RPPN. Mas temos internet na casa sede. Na cidade de Rio de Contas só tem a operadora Claro.
10. Aceita grupos para visitas?
Só de estudantes, pesquisadores, observadores de pássaros e afins, desde que combinado previamente. Mas não fornecemos hospedagem e alimentação. Não trabalhamos com turismo recreativo.
11. É permitido levar animais domésticos (pets)?
A RPPN é uma reserva ecológica, cuja prioridade é proteger os animais silvestres. Estamos na casa deles. Por isso, a presença de pets só será permitida se eles estiverem contidos.
12. Pessoas com dificuldades de locomoção podem ter acesso?
A maior limitação é para os que necessitam de cadeira de rodas. O terreno em torno da casa sede é muito irregular e oferece risco de tombos. No caso de necessidade de traslado da vila para a RPPN, o nosso veículo (uma Toyota Bandeirante) não é adequado para cadeirantes.
13. A visita é gratuita?
Sim, mas só para estudantes da rede pública de ensino, inclusive de universidades, e para pesquisadores das universidades públicas. A RPPN não tem fins lucrativos! Para os demais visitantes, as únicas taxas cobradas são para o combustível e a manutenção e conservação de veículos, estradas, trilhas internas e pagamento de monitores (guias), quando necessários. Por exemplo: para o traslado da Vila para a RPPN, ida e volta, em veículo 4x4 da RPPN, é cobrado uma taxa de deslocamento por grupo pequeno de pessoas (até 8 pessoas). Se a pessoa ou grupo está em veículo apropriado (4x4), essa taxa de deslocamento não é cobrada. O valor da taxa de deslocamento será informado no ato do agendamento da visita. Quanto à visitação em si, a taxa deverá ser combinada previamente, pois depende da duração e caráter da visita, e da necessidade de guia interno.
Não encontrou a sua dúvida aqui? Então entre em contato com o nosso contato online,
clique aqui!